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A Nova Rota do Oeste tem a concessão da BR-163/364 e Rodovia dos Imigrantes (BR-070), entre os municípios Itiquira (MT) e Sinop (MT), trecho com extensão de 850,9 quilômetros. A principal missão da Concessionária é transformar o principal corredor de escoamento da produção agroindustrial do Centro Oeste, em uma rodovia cada vez melhor e mais segura.

Para isso, a empresa trabalha em projetos para ampliar a capacidade de tráfego (duplicação em alguns trechos), garantir a manutenção da rodovia, promover o atendimento operacional e desenvolver as comunidades cercadas pelas rodovias. Ao todo, 19 municípios estão compreendidos na extensão concedida, entre eles a Capital mato-grossense.

Inicialmente chamada Rota do Oeste, a Concessionária assumiu a administração da rodovia em 20 de março de 2014, por meio de um contrato de concessão firmado com o Governo Federal. Após o enfrentamento de desafios, o controle da Concessionária foi adquirido pela MT Par, uma Sociedade de Economia Mista do Governo de Mato Grosso, passando então a ser a Nova Rota do Oeste, uma empresa mais forte e com todo o potencial que o Estado merece.

Odebrecht Transport vence o leilão da BR-163

Em 27 de novembro de 2013, a Odebrecht TransPort vence o leilão da 3ª etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) ao oferecer proposta com o maior deságio da tarifa: 52%.

Rota do Oeste assume BR-163

Assinado no dia 14 de março, o contrato de Concessão da BR-163 em Mato Grosso passa a valer em 20 de março de 2014, com duração de 30 anos – 2044.

Início das obras de duplicação

Em 9 de junho de 2014, a Concessionária começou a duplicar a BR-163, em Rondonópolis.

Início das Operações

Em 20 de setembro de 2014, inicia a oferta de serviços operacionais 24 horas por dia com a implantação de 18 bases do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU).

Início da arrecadação

Após cumprir todas as obrigações contratuais, a Rota do Oeste deu início à arrecadação de pedágio, condição indispensável para a continuidade dos investimentos, que somam R$ 1,2 bilhão.

Entrega do primeiro trecho duplicado

Em março de 2016, são entregues 117,6 quilômetros duplicados da BR-163, entre Itiquira e Rondonópolis

Suspensão das obras

Em abril de 2016, dois canteiros de obras em Nova Mutum são desmobilizados por falta de dinheiro para dar continuidade às obras de duplicação.

Assinatura do TAC

Em 4 de outubro de 2022, a Rota do Oeste e a ANTT assinam o TAC para reequilíbrio do contrato e a redefinição de um cronograma de obras de duplicação e cumprimento integral do contrato original de duplicação.

Quitação de dívidas com bancos

No primeiro semestre de 2023, o governador Mauro Mendes conclui a quitação (com desconto) da dívida de cerca R$ 1 bilhão da Rota do Oeste com sete bancos e viabiliza a troca de controle acionário, comprando a Concessionária da OTP por R$ 1.

Troca de controle

Em 4 de maio de 2023, o governador Mauro Mendes vai até Brasília a convite do presidente da República, Luis Inácio Luca da Silva, assinar a troca de controle acionário da Rota do Oeste, que passa a se chamar Nova Rota do Oeste e a ter como controladora integral a MT Par, sociedade de economia mista do Governo de Mato Grosso.

Retomada das obras

Em 5 de maio de 2023, o governador Mauro Mendes assina cinco ordens de serviço para retomada das obras de recuperação do pavimento, iniciando os serviços imediatamente no trecho sob concessão, de Cuiabá a Sinop.

Reinício da duplicação

Em 26 de junho de 2023, o governador Mauro Mendes assina ordem de serviço para retomada da duplicação da BR-163 a partir do Posto Gil (km 507) sentido Nova Mutum (593), somando 86 km de duplicação no primeiro ano de Governo.

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