Em um país de proporções continentais como o Brasil, a participação do modal rodoviário é expressiva na matriz do transporte nacional. Nesse contexto, a necessidade de investimentos nas rodovias brasileiras é de grande relevância. O fortalecimento da parceria entre o poder público e a iniciativa privada tem sido elemento essencial para o alcance de objetivos que só trazem benefícios à população.
A BR-163 tem um importante papel na infraestrutura logística do país. É o principal meio de escoamento da produção agrícola do Estado de Mato Grosso, que responde por mais de 30% da produção nacional de Soja, Milho, Algodão, entre outros produtos. O trecho administrado pela Nova Rota do Oeste atravessa 19 municípios do Estado de MT, que juntos representam mais de 90% da população e 50% do PIB estadual.
Para o agronegócio, as obras de ampliação e melhorias da rodovia previstas no Contrato de Concessão irão contribuir para a diminuição de gargalos logísticos, com a redução do custo de escoamento e de perda da produção, bem como com o aumento da segurança pela redução de acidentes, beneficiando o país como um todo.